O "Eu" Professor


A vida me ensinou um dom maravilhoso, que é o dom de ensinar. Viver é adquirir conhecimento, e em cada segundo que você passa, você aprende algo, você pode aprender até quando deixa um copo de vidro cair, pois descobrimos que ele se quebra, e que pode ser perigoso, e que quando isso acontece ficamos nervosos e com preguiça de limpar a sujeira. Eu recebi conhecimento sobre muitas coisas, eu sei coisas que muitas pessoas desconhecem, e não estou sendo de alguma forma esnobe pois se eu sei, é porque eu busquei por possuir esse conhecimento. 
A alienação moderna se baseia hoje na Internet basicamente, meio por onde existe também a informação generalizada. Só que os jovens de hoje não vêem no seu navegador, qualquer botão além do Orkut e Facebook. Friso que não tenho absolutamente nada contra alguém usar as redes sociais, o que critico é a visão dos jovens que as redes são a única coisa que se tem pra fazer Online. Hoje, o conhecimento está dividido em meio a bilhões de páginas, textos, imagens e vídeos pela Web, só que pouco disso é absorvido pelas pessoas, ou sequer visto. São poucos os jovens que produzem informação, que criam mídia. 
Mas retornando ao assunto principal, eu tenho uma grande vontade de difundir o que sei, já dei aulas de Violão, Informática e atualmente sou Instrutor de Xadrez. Eu trabalho no Departamento de Cultura de minha cidade, onde sou o 2ª Instrutor de Xadrez, junto com Everton Santos. Nas segundas nos movemos ao Distrito dos Três Corações, um patrimônio interno do município onde as aulas são aplicadas para crianças que não tem acesso ao esporte. As famílias da maioria dos alunos são de baixo poder aquisitivo, porém, a dedicação e educação de muitos surpreende. Tenho um aluno que eu sempre converso, cuja vida não é fácil, pois os pais trabalham o dia inteiro, ele vive com dores de cabeça pois pouco dorme e tem que acompanhá-los no trabalho, ir a escola e ainda voltar ao estabelecimento todas as noites acompanhando a mãe que estuda. Ele claro, se sente um pouco desvalorizado, pois os adultos não ouvem satisfatoriamente o que as crianças dizem, e por isso eu o ouço e sempre tento ajudar. É um jovem inteligente, com leves problemas para o aprendizado, e sempre tento ajudá-lo com a matéria escolar, é uma pessoa que eu sonho ver um dia conquistando uma ótima vida. 
Ser professor, não é só ganhar um salário e ensinar o que lhe foi proposto. Ser professor é estar atento a vida de alguém que necessita do conhecimento, e passá-lo o suficiente do que ele realmente precisa. Ser professor é se preocupar com o bem-estar dos alunos, é se dedicar realmente a um tema e a vidas reais. Ser professor é tudo isso, é gratificante, e também um aprendizado para a vida.

Conteúdo autêntico de Marcos Vinicius de Moraes | Brazil, Ribeirão Claro - PR.

Nenhum comentário: