O "Eu" Virtual


   O computador entrou na minha vida muito cedo. Muitos jovens e crianças não concordam comigo, mas agradeço aos meus pais por terem me presenteado com um único computador que durou 12 anos, ao invés de vários videogames e brinquedos eletrônicos. Nunca tive um videogame, e isso só contribuiu. O computador era extremamente simples, era um Celeron de 600 Megahertz, com 128 Mb de memória RAM, 10 Gb de Disco e lentidão e travamento de sobra. 
   Nele, eu aprendi praticamente a maior base de cada coisa que eu sei, eu criei o gosto pela criação digital, ganhei noções de design, cores, 2D, 3D, acabamento gráfico, coisas que nas aulas de arte, a professora se surpreendia, pois enquanto os outros colegas aprendiam como misturar as cores primárias, eu já tinha aprendido a lógica de como obter qualquer cor, o negativo, o monocromático, o sépia, o que era saturação, contraste, nitidez e outros campos. 
   A informática, e muito do conhecimento que se adquire dentro dela, pode ser usada em muitos outros pontos da vida. No computador, recebi boa parte do que sei sobre música, notas, partituras, instrumentos. O meu conhecimento em idiomas e termos também é bastante acrescentado pelos programas que usei incessantemente, e necessitei de muitos significados, formando tudo que sei da língua inglesa. O desconforto em ter que aguardar períodos longos com o computador na assistência técnica, aprendi sozinho a corrigir, analisar os conflitos no sistema operacional e cada vez mais fui avançando nos assuntos software e hardware. Certa vez, estava eu na casa de meu primo Leandro, outro entusiasta da informática que utilizava um simples programinha chamado RPG Maker. O programa é um criador de jogos de RPG, para quem não sabe, RPG ou Rolley Play Game é um gênero de jogo em que o jogador controla um personagem sobre um determinado ambiente com próprias leis, e enfrenta desafios dados por ele, e em meio a isso pode evoluir de nível iniciando do zero. A partir do RPG Maker, fui conhecendo outras ferramentas para o desenvolvimento de games, e também desbravei o mundo da programação e dos profundos estereótipos do funcionamento dos programas, arquivos, sistemas e outros elementos. 
   Atualmente, possuo o segundo computador da minha vida, conexão com Internet a exatamente 5 meses, e agora com maior poderio de capacidade e informação, produzo de tudo, e agora conto com a rede mundial de computadores para anunciar e mostrar ao mundo algo do que sou e faço. Hoje tenho facilidade em editar, criar uma imagem, um vídeo, produzir uma música com equipamentos mínimos, dar asas a criatividade e deixar o processador fazer o resto.

Conteúdo autêntico de Marcos Vinicius de Moraes | Brazil, Ribeirão Claro - PR.

Nenhum comentário: