Projeto: Hand Nations - Trade Card Game



Fundamentos Básicos




A criação do Jogo Hand Nations se deu no início do ano de 2010. É baseado em um jogo de cartas, que representa uma guerra entre nações. O estilo de jogo é semelhante ao conhecido “Yugioh”, porém difere em grande parte das características. As cartas são divididas em três tipos principais, sendo respectivamente as Unidades, Cidades e Efeitos, as cartas são usadas de forma separada e para fins diferentes, porém todos os tipos estão interligados. O jogo também dispõe de um Campo, uma espécie de mapa onde as cartas são inseridas propriamente, e de dois tipos de peças, que são as Casas e o Dinheiro (Moedas). O jogo também terá um dado especial, um cubo lançado ocasionalmente que pode gerar vantagens ou desvantagens para o jogador.

O objetivo geral do jogo é fundamentado em 2 metas, a Evolução Máxima, e a destruição da nação adversária. Cada jogador contará com 1 Deck, 1 Campo, 9 Casas, e 1 dado. O Deck é composto por 5 Cidades, e um número indefinido de Unidades e Efeitos (Uma média de 50 Unidades e 50 Efeitos por Deck). A evolução consiste no cumprimento de um critério, que varia de cidade para cidade, como por exemplo a disposição do jogador possuir certa quantidade de um tipo de Unidade, ou tenha uma carta específica no campo. Ao cumprir o critério, suponhamos que o jogador esteja no Nível 1, então a cidade Nível 2 é desbloqueada e passa a ser a cidade principal. Caso a cidade Nível 2 for destruída, o jogador volta ao Nível 1, e também à cidade anterior. São 5 Níveis, justificando as 5 Cidades.


 A explicação do jogo possui 9 Páginas, possuo as cartas definidas impressas e também em arquivo, junto aos nomes originais de Unidades, Cidades e Efeitos. Os nomes se relativizam a história, e buscam ser autênticos e atraentes. A estrutura gráfica das Cartas, incluindo Logomarca, Ícones e alguns gráficos são Originais, em exceção a maioria das imagens utilizadas no Visor das Cartas, em que foram captadas na Internet e usadas com o propósito de semelhança ideal. Deixarei também outros rascunhos do projeto que não foram incluídos ao Jogo oficialmente e também documentos com planejamentos não citados aqui.

Viabilidade de Sucesso

            Creio que se for bem implementado, e produzido da forma a qual eu explanei, o Projeto Hand Nations pode equiparar-se a renomados jogos do gênero, como “Yugioh”, “Magic”, “Chaotic” e outros.  O que pode colocá-lo a frente são seus conceitos inovadores, e a temática pouco utilizada para jogos de cartas. Geralmente encontramos TCG’s com temas relativos a era medieval, a fantasia, a criaturas e mundos mágicos. Hand Nations, porém, une realismo e ficção científica, a um gênero que não utiliza muito desses temas. Amantes do entretenimento que envolve tecnologia, futurismo, e guerras convencionais, com certeza adotarão o jogo.
            Outro fator muito importante a ser ressaltado, é a vasta Jogabilidade. Devido a esse fator, os jogadores precisarão tomar decisões que podem afetar todo o jogo, sendo que elas serão muitas. Isso acarreta em um tempo de jogo extenso, e o estabelecimento de uma competitividade enorme. Cada ação tomada gerará outra casta de decisões, e isso perdurará até a vitória de um jogador. A jogabilidade se insere tanto nas ações a serem feitas, quanto na variedade de cartas e elementos, e nos resultados decorrentes.
            O Jogo também não necessitará de alto custo para a produção, visando a constituição do mesmo. Com o aumento da popularidade do jogo, e uma divulgação coerente, novos compradores virão. Seria interessante até mesmo a criação de um aplicativo no site para que o jogador experimente o jogo com cartas e possibilidades limitadas, gerando a vontade de obtê-lo realmente. O lançamento de Decks com continuações de história, Unidades diferentes, Heróis e outras cartas únicas inéditas, fomentará a vontade dos jogadores de tornarem seus Decks mais especiais quanto aos outros.
Acredito que este pode ser um avanço em termos de Jogos de Cartas. A todos que mostrei o Jogo, o mesmo foi muito bem concebido. Apesar do tema sugerir violência, o jogo não expõe de forma alguma uma coisa não-familiar. Ele ganha a naturalidade de jogos como “Batalha Naval”, pois o tema é guerra, e mesmo assim não é um jogo intuitivamente violento.
Eu sempre gostei de jogos, e preenchi páginas com idéias a minha vida toda, tanto de histórias, quanto planos de jogos. Hand Nations surgiu em uma época que pode absorver um pouco de todas boas coisas que inventei, e também da temática que eu gosto.
Eu tenho ainda outras idéias que podem ser implementadas ao jogo, tal como variantes, e torná-lo ainda mais completo.

 Busco por pessoas interessadas na compra do projeto (idéia). 
 Contate-me: Mvmoraes_br@hotmail.com

Conteúdo autêntico de Marcos Vinicius de Moraes | Brazil, Ribeirão Claro - PR.

Nenhum comentário: