Escrita certa na Internet

             A entrada na internet significou para a sociedade um encurtamento geral de todas as coisas. Ela reduziu desde a demora e complexidade de muitas tarefas, até as distâncias entre pessoas, que com ela podem estar ambas em lados opostos do mundo e se comunicarem sem nenhuma dificuldade. Mais uma coisa que os usuários tiveram a mania de também encurtar é a escrita. Eles criaram gírias e abreviações que substituem várias palavras comuns.
            No meu ponto de vista, utilizar dessa linguagem digital onde o que rege é a velocidade para se escrever, só é viável para conversas em tempo real, e salas de bate-papo. Em nome da estética, e da ética, acredito que qualquer coisa fixa deveria ser escrita utilizando as regras básicas do português convencional, incluindo pontuação e a norma de iniciais maiúsculas. Quando me refiro a coisas fixas, são textos públicos, que não expressem exatamente uma conversa, mas sim uma opinião, uma descrição, ou simplesmente um texto como este que você está lendo. O “Internetês”, vulgarmente utilizado para se referir a essa moda já um tanto antiga, que no entanto vem recebendo cada vez mais adeptos, ao enlace também do surgimento de novos usuários, que geralmente aprendem de cara, essa cultura. Não estou fazendo crítica alguma a quem usa, apenas tentando mostrar o que penso sobre um uso mais regular das palavras encurtadas.
            Muitas vezes quando lemos textos desse tipo, surge o pensamento de marginalidade, e falta de educação. Porém, como o computador dispõe de recursos gráficos que fazem o limite acima da imaginação dos usuários, surgiu os Smiles (“Sorrisos”), tanto como figuras, ou como caracteres, sendo o mais conhecido a famosa caretinha feliz feita com dois pontos e parênteses.
:)

Esses Smiles, ou Emoticons (“ícones de Emoção”), vêm ganhando uma abrangência por toda a parte na Internet, mostrando que o hábito de utilizá-los não cessará cedo.
Outra mania vista na grande maioria de internautas é a expressão por meio de onomatopéias que nem sempre condizem com o som, mas por uso freqüente são fácilmente interpretadas, por exemplo, com toda certeza você que está lendo já deve ter visto uma dessas expressões em conversa com alguém:
“kkkkkkkkkkkkkkkkkk”
“kpsaokpasokspoakspkap”
“SAUHSUAHSUHASUHAUHUS”
“hahahaha”
“hehehehe”
“ksksksksks”
“lol”
“xD”

Todos esses textos estranhos acima, representam fonéticamente o som ou a sugestão de que o usuário esteja rindo. Na maioria das vezes, a pessoa que utiliza essas expressões não ri espontâneamente, ou seja, ela apenas sugere que achou algo engraçado na conversa, na qual não precisa necessáriamente estar rindo. As duas últimas acima não representam som. “lol”, utilizado geralmente em minúsculas significa “Laughing Out Loud” (“Rindo muito alto”), e “xD” é um Smile que também significa risada, pois aparenta um rosto rindo com expressão forçada.
Em textos fixos, o uso de Smiles, e expressões fonéticas torna o texto imaturo e superficial. Aconselho nunca usar esses artifícios em E-mails e publicações em sites de informação, apenas para tornar mais informal as conversas comuns de bate-papo.
Ter a atitude de escrever corretamente na Internet, apesar de fugir de padrões já estabelecidos por milhões de usuários, torna sua presença e todas suas atividades dentro da rede mais sérias e de caráter consciente, principalmente quando estas variações lingüísticas são realizadas em contextos que deveriam ser levados mais a sério. Escrever certo é como pintar um quadro sobre paredes vazias, do que ao contrário, seria a pichação delas.

Por Marcos Vinicius de Moraes.
Conteúdo autêntico de Marcos Vinicius de Moraes | Brazil, Ribeirão Claro - PR.

Nenhum comentário: